segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TEMPOS

Falamos de loucuras acontecidas antes do tempo
da seriedade abocanhada na graça dos corpos
inúteis em camas desarrumadas

amantes onde fomos enamorados
cada um olhou seu lado futuro
aberto ao nada dos exames médicos

inúteis seres não desabrochados: erros cometidos
em guindastes levantando honras aos méritos
preteridos, quisemos falar da hora
sem sentido, não o murchar
das flores no vaso, da água
que as apodrece ao contato, jovens

imitamos comportamentos adultos, adúlteras
formas de nos dizermos exatos cúmplices,
obra desfigurada ao expressar em palvras
o não sentimento, vontades eruptivas
de corpos quentes e nenhuma saudade

incompletos, evitamos olhares e vidraças
fechadas em câmaras que escureceram o quarto:
coberto, o espelho não nos refletiu, a opacidade
oportunista rendida aos medos
encontrados em gestos, toques e silêncios

voamos ares desconsiderados, como efígies
nos mostramos, um e outro lado,
faces intercaladas: tivemos pressa
e o rápido encaminhar do caso
nos trouxe acessos, raros instantes
de quase calmaria: poucas madrugadas

não devemos relembrar as loucuras,
cenas arrumadas, postiças, fora do tempo,
enredos mal anunciados, gritos lancinantes
tornados arremedos de conversas:
deslustramos histórias ao racionalizar
a época, circunstâncias, eventos e mentiras
desdobradas além da possibilidade
e encerramos nomes, locais e datas

refizemos em minutos anos desconexos
em tramas: não devíamos nos encontrar,
ficados distantes em vidas acontecidas
quando significados se reproduziram
em chamas consumidas ao todo: nada.

(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. XI)

5 comentários:

  1. "deslustramos histórias ao racionalizar"
    ...
    "em chamas consumidas ao todo: nada."
    Nossa, estes dois trechos acima, mais me chamaram atenção...De todo teu texto eu vi a mim mesma, na velha e chata luta da racionalização das coisas...Sou geminiana e tendo a racionalizar e buscar entendimento pras coisas...Qd faço isso, sempre perco a magia...
    Obrigada pelos poemas que tem me enviado, adoro e leio vorazmente todos eles!
    Estou em: www.anaconfabulando.blogspot.com, visite-me!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, tanto para descobrir e às vezes ficamo polindo cenas postiças... este poema nos desperta.

    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Leio seus poemas no Santa. Muito bons!
    Fiquei curiosa em conhecê-lo melhor. Achei seu blog e estou me deliciando.
    Um abraço!

    Maria de Lourdes Scottini Heiden

    ResponderExcluir
  4. Ana e Carmen, gosto das suas leituras, sempre ganho muito com elas. Maria de Lourdes, também tenho acompanhado seus poemas no Santa Catarina, dos quais tenho gostado muito. Abraços a todas, Pedro.

    ResponderExcluir