quarta-feira, 21 de março de 2012

BREVIDADES

1


Permito-me a lucidez: vejo a árvore e os frutos;

desfaço a cama e guardo as cobertas. Visto na roupa

a imagem trazida no regresso. Da casa retenho

a tinta das paredes; nos vidros da janela vejo

a poeira acumulada. Recorro à figura armazenada

e retiro a essência. A lucidez me repete

fatos intercalados.



Invado o lúdico e me deparo com a reserva

ao conhecimento. Cumprimento a sombra

do que sou e deixo arrolado o tanto procurado.



A lucidez contém luzes enfeitiçadas de verdades.

A lucidez é meu cansaço.

(Pedro Du Bois, em Brevidades)
 
Meu livro, BREVIDADES, editado através do Projeto Passo Fundo, com prefácio do poeta amazônico Jorge Tufic e comentário (orelha) do professor e historiador Paulo Monteiro, será lançado em Passo Fundo, RS, em 19.04.2012, na Livraria Nobel (Rua Gal. Osório), a partir das 18 horas. Como o convite ainda saiu, valho-me deste espaço para convidar a todos. Desde já, agradeço.

4 comentários:

  1. Belíssimo poema.
    Tantos são os dias em que o poeta é atacado pela lucidez...

    Desejo-te um enorme sucesso para o teu livro.
    Mereces.
    Um bjinho e uma flor

    ResponderExcluir
  2. Grato, Amita, pela sua leitura e retorno. Abraços, Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Escreves e a tessitura das tuas palavras marcam a presença de visitantes imaginários e de "luzes enfeitiçadas". Que belo poema, Pedro!
    Gostaria que fizesses um lançamento no coração do Rio de Janeiro. A poesia aqui é um brado recorrente! Um grande abraço, Alice Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Alice, grato pela sua leitura e retorno: faz-me bem. Abraços, Pedro.

    ResponderExcluir