Desfecho, em:
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quinta-feira, 31 de março de 2016
quarta-feira, 30 de março de 2016
MUNDO(S)
Repasso telas multicoloridas
em notícias e negócios
(rio das piadas)
(evito o contato oferecido
em reclames eletrônicos)
(fujo das perguntas pessoais)
refaço em hospedagem
os mesmos trajetos: de entrada
e recusa
de sair
e recusa
(no recesso do lar reitero a crença
de adivinhar nos sonhos
onde me esqueço
habitante e visitante: autômato)
recupero na tela as palavras
com que travo minha guerra
(derrotas resultam sentenças
mal elaboradas de verdades
consideradas em belezas).
(Pedro Du Bois, inédito)
em notícias e negócios
(rio das piadas)
(evito o contato oferecido
em reclames eletrônicos)
(fujo das perguntas pessoais)
refaço em hospedagem
os mesmos trajetos: de entrada
e recusa
de sair
e recusa
(no recesso do lar reitero a crença
de adivinhar nos sonhos
onde me esqueço
habitante e visitante: autômato)
recupero na tela as palavras
com que travo minha guerra
(derrotas resultam sentenças
mal elaboradas de verdades
consideradas em belezas).
(Pedro Du Bois, inédito)
segunda-feira, 28 de março de 2016
MUNDOS
(Como) fazer
o melhor dos mundos
mudo
sem palavras
oficiais
de incentivo
e louvor
rasgar o verbo
em discursos
cínicos
cívicos
sem começo
e fim
na algaravia
garatujada
em elogios
verbais de adjetivos
iguais
igualados
na hora final
do desinteresse
(Pedro Du Bois, inédito)
o melhor dos mundos
mudo
sem palavras
oficiais
de incentivo
e louvor
rasgar o verbo
em discursos
cínicos
cívicos
sem começo
e fim
na algaravia
garatujada
em elogios
verbais de adjetivos
iguais
igualados
na hora final
do desinteresse
(Pedro Du Bois, inédito)
domingo, 27 de março de 2016
sábado, 26 de março de 2016
PEREGRINO
O calor assusta o peregrino
reguardado em lentes escuras
chapéu de aba larga
em hábito comprido
a marcha continuada
nos pés em brasa
o rigor do chapéu
molha os cabelos
a condição maior
em passos trôpegos
a sombra traz o abrigo
em momentos eternizados
de lembranças
e bagagens
a luz desloca sentimentos
na compreensão infantil
dos fatos: o acontecido
assume sua vida: apropriada
em cada olho
cada braço
cada mão e pé
em cada passo.
(Pedro Du Bois, inédito)
reguardado em lentes escuras
chapéu de aba larga
em hábito comprido
a marcha continuada
nos pés em brasa
o rigor do chapéu
molha os cabelos
a condição maior
em passos trôpegos
a sombra traz o abrigo
em momentos eternizados
de lembranças
e bagagens
a luz desloca sentimentos
na compreensão infantil
dos fatos: o acontecido
assume sua vida: apropriada
em cada olho
cada braço
cada mão e pé
em cada passo.
(Pedro Du Bois, inédito)
sexta-feira, 25 de março de 2016
Pagina Digital
Antologia de meus poemas, em:
http://www.noticias-de-literatura.paginadigital.com.ar/Literatura/2881/Antologia.htm
http://www.noticias-de-literatura.paginadigital.com.ar/Literatura/2881/Antologia.htm
quinta-feira, 24 de março de 2016
FOSSE
Estação da hora antecedente
ao martírio: flores em frutos
e desatinos: moção em que poetas
cantam luas em serenatas: estertor
dos insetos contra luzes frias
das escaladas: morros despretensiosos
em geografias sobre vales de horas
na cristalização do magna elevado
ao grito empedrado do escravo: o iluminar
da noite amortece cores em espectro
restrito de nuances: a roupa usada
na situação diversa: segredo escancarado
das verdades sorrateiras: minutos
de esperanças no pranto incontido
da desgraça: fulgor amortecido
em quedas: livro da palavra
derradeira: reinício sufocante
no saber ausente.
(Pedro Du Bois, inédito)
ao martírio: flores em frutos
e desatinos: moção em que poetas
cantam luas em serenatas: estertor
dos insetos contra luzes frias
das escaladas: morros despretensiosos
em geografias sobre vales de horas
na cristalização do magna elevado
ao grito empedrado do escravo: o iluminar
da noite amortece cores em espectro
restrito de nuances: a roupa usada
na situação diversa: segredo escancarado
das verdades sorrateiras: minutos
de esperanças no pranto incontido
da desgraça: fulgor amortecido
em quedas: livro da palavra
derradeira: reinício sufocante
no saber ausente.
(Pedro Du Bois, inédito)
quarta-feira, 23 de março de 2016
terça-feira, 22 de março de 2016
ERROS
Erros abstraídos de conversas
noturnas: a lânguida manhã
descortina acertos
passam amores: prefiro
a noite refeita em erros
no abstrato momentâneo
preconceitos em anos
marcam futuros igualados
ao passado entrecortado
da vergonha mal conduzida
na admissão de respostas
(postas) em bocas caladas.
(Pedro Du Bois, inédito)
noturnas: a lânguida manhã
descortina acertos
passam amores: prefiro
a noite refeita em erros
no abstrato momentâneo
preconceitos em anos
marcam futuros igualados
ao passado entrecortado
da vergonha mal conduzida
na admissão de respostas
(postas) em bocas caladas.
(Pedro Du Bois, inédito)
segunda-feira, 21 de março de 2016
sábado, 19 de março de 2016
FORMAS
como se apresentam
as formas originais
erigidas em estátuas
constituídas em óbices
no pleno resultado
repetido pelo povo
reconquistado às estrelas
maneiras demonstram formas
devolutas em terras destinadas
ao ócio desencontrado dos estados
retirados na essência dos prazeres
no deserto brota a flor
em forma de mudança
no reticente retorno
oposto do desprazer
formas se diferenciam
nos atributos das essências
(Pedro Du Bois, inédito)
as formas originais
erigidas em estátuas
constituídas em óbices
no pleno resultado
repetido pelo povo
reconquistado às estrelas
maneiras demonstram formas
devolutas em terras destinadas
ao ócio desencontrado dos estados
retirados na essência dos prazeres
no deserto brota a flor
em forma de mudança
no reticente retorno
oposto do desprazer
formas se diferenciam
nos atributos das essências
(Pedro Du Bois, inédito)
sexta-feira, 18 de março de 2016
IMPRÓPRIOS
em nomes impróprios
a generosidade abstraída
do equívoco: a mão alcança
o piso arremessado na morte
impróprio: o grito
acompanha o nome
corpo vislumbrado em luzes
incomodadas: pouco feito
em desfeito amor
amar implica saber
presente o conteúdo
agastado do tecido
em camadas sobrepostas
ao nome gestado
na obviedade dos amores
(Pedro Du Bois, inédito)
a generosidade abstraída
do equívoco: a mão alcança
o piso arremessado na morte
impróprio: o grito
acompanha o nome
corpo vislumbrado em luzes
incomodadas: pouco feito
em desfeito amor
amar implica saber
presente o conteúdo
agastado do tecido
em camadas sobrepostas
ao nome gestado
na obviedade dos amores
(Pedro Du Bois, inédito)
quinta-feira, 17 de março de 2016
quarta-feira, 16 de março de 2016
REPRESENTAR
Representa ao prezado público
seu diário espetáculo: a criança
imita o adulto no retorno à casa
no acaso da sustentabilidade
o pequeno encena o cérebro
atribulado em que se enredam
adultos desconsiderados: volta
seus olhos aos menores
em brincadeiras pela calçada
no sorriso apequenado
a certeza do tempo perdido:
nem paraíso
nem inferno
no tempo da sobrevivência
a vista alcança a distância
percorrida na justeza do ato
de ser criança enquanto adulto.
(Pedro Du Bois, inédito)
seu diário espetáculo: a criança
imita o adulto no retorno à casa
no acaso da sustentabilidade
o pequeno encena o cérebro
atribulado em que se enredam
adultos desconsiderados: volta
seus olhos aos menores
em brincadeiras pela calçada
no sorriso apequenado
a certeza do tempo perdido:
nem paraíso
nem inferno
no tempo da sobrevivência
a vista alcança a distância
percorrida na justeza do ato
de ser criança enquanto adulto.
(Pedro Du Bois, inédito)
terça-feira, 15 de março de 2016
segunda-feira, 14 de março de 2016
PERFEITOS
Busco na perfeição
o erro imperceptível
com que me escondo
da exatidão: horror
e glória da vanguarda
em atrasados dias
de símbolos incolores
a imperfeição assume
proporções inexatas
nos sonhos
minhas mãos trabalham
o barro ressecado: obra
esfacelada no golpe do martelo
acertado na exatidão
da perfeição inacabada.
(Pedro Du Bois, inédito)
o erro imperceptível
com que me escondo
da exatidão: horror
e glória da vanguarda
em atrasados dias
de símbolos incolores
a imperfeição assume
proporções inexatas
nos sonhos
minhas mãos trabalham
o barro ressecado: obra
esfacelada no golpe do martelo
acertado na exatidão
da perfeição inacabada.
(Pedro Du Bois, inédito)
domingo, 13 de março de 2016
sábado, 12 de março de 2016
FATOS
Exercito
o fato: domado
enquadrado
irrealizado
acostumo
minhas mentiras
como leminski
repetia seus erros
como prometeu
tentou o fogo
onde queimo
fatos atravessam
a porta e me sufocam
do lado de fora.
(Pedro Du Bois, inédito)
o fato: domado
enquadrado
irrealizado
acostumo
minhas mentiras
como leminski
repetia seus erros
como prometeu
tentou o fogo
onde queimo
fatos atravessam
a porta e me sufocam
do lado de fora.
(Pedro Du Bois, inédito)
quinta-feira, 10 de março de 2016
DERRADEIRA
Na derradeira hora
percebo a continuidade
no tempo: muda forma
transformada na dimensão
alterada do mundo renascido
no que esqueço das horas
derradeira
forma originail
da primariedade: lembro
a angústia da espera
e não anseio a volta.
(Pedro Du Bois, inédito)
percebo a continuidade
no tempo: muda forma
transformada na dimensão
alterada do mundo renascido
no que esqueço das horas
derradeira
forma originail
da primariedade: lembro
a angústia da espera
e não anseio a volta.
(Pedro Du Bois, inédito)
quarta-feira, 9 de março de 2016
terça-feira, 8 de março de 2016
SUBMERSOS
Submerso corpo
metalizado em dias
ultrapassados
no o pleno
exercício do voo
livre do progresso
regressa ao último desejo
apresentado no final da carta
entregue no brilho do metal
água estanque
dos compostos
portas fechadas
em medos reprimidos
submerso corpo
metalizado na espécie
despedaçada.
(Pedro Du Bois, inédito)
metalizado em dias
ultrapassados
no o pleno
exercício do voo
livre do progresso
regressa ao último desejo
apresentado no final da carta
entregue no brilho do metal
água estanque
dos compostos
portas fechadas
em medos reprimidos
submerso corpo
metalizado na espécie
despedaçada.
(Pedro Du Bois, inédito)
segunda-feira, 7 de março de 2016
domingo, 6 de março de 2016
VIR
venho de terras
pelo ar
reacendo
luzes
perdidas
na amplidão
da passagem
refeito em águas
vejo na vida o passado
na receita presente
venho antes
da escuridão do dia
clarificado na noite
de despedida
tenho o fim
o início
na metade estática
dos lugares revelados
em futuros
(Pedro Du Bois, inédito)
pelo ar
reacendo
luzes
perdidas
na amplidão
da passagem
refeito em águas
vejo na vida o passado
na receita presente
venho antes
da escuridão do dia
clarificado na noite
de despedida
tenho o fim
o início
na metade estática
dos lugares revelados
em futuros
(Pedro Du Bois, inédito)
sábado, 5 de março de 2016
Libros y Letras
El rincón del poeta, Llamas, em:
http://www.librosyletras.com/2016/03/el-rincon-del-poeta_4.html
http://www.librosyletras.com/2016/03/el-rincon-del-poeta_4.html
sexta-feira, 4 de março de 2016
TESTEMUNHO
Figuras ressurgem
em quadros abertos
à lembrança
de uns nada lembro
de outros esqueço lendas
sobre o povo sofrido
na ignorância da perfeição
da história decomposta
em seres inimagináveis
nos desvãos dos fatos
transfigurados: ressurgido
em glória
não me reconheço recebido
na indiferença: há quem goste
e me dispense fora da tragédia.
o passado é testemunho
criminoso do tempo acobertado.
(Pedro Du Bois, inédito)
em quadros abertos
à lembrança
de uns nada lembro
de outros esqueço lendas
sobre o povo sofrido
na ignorância da perfeição
da história decomposta
em seres inimagináveis
nos desvãos dos fatos
transfigurados: ressurgido
em glória
não me reconheço recebido
na indiferença: há quem goste
e me dispense fora da tragédia.
o passado é testemunho
criminoso do tempo acobertado.
(Pedro Du Bois, inédito)
quinta-feira, 3 de março de 2016
quarta-feira, 2 de março de 2016
PASSADO
abro minhas surpresas
para a plateia atenta
retiro da caixa retalhos
de sobrevida: sôfrega
plateia aguarda
a mágica distraída
em garrafas esvaziadas
na boca sedenta
surpreso ser: apavorado
com o passado
me distraio no segundo
anteposto às mães
pedaços de papéis
separam origens: recontam
a cena no tumulto
da retirada: insulto
na vida aberta
ao nada
(Pedro Du Bois, inédito)
para a plateia atenta
retiro da caixa retalhos
de sobrevida: sôfrega
plateia aguarda
a mágica distraída
em garrafas esvaziadas
na boca sedenta
surpreso ser: apavorado
com o passado
me distraio no segundo
anteposto às mães
pedaços de papéis
separam origens: recontam
a cena no tumulto
da retirada: insulto
na vida aberta
ao nada
(Pedro Du Bois, inédito)
terça-feira, 1 de março de 2016
Revista Cerrado Cultural
To Salt, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/to-salt.html
Salgar, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/salgar.html
Catch Sight Of, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/catch-sight-of.html
Avistar, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/avistar.html
Fire, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/fire.html
Fogo, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/fogo.html
To Fall, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/to-fall.html
Quedar, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/quedar.html
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/to-salt.html
Salgar, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/salgar.html
Catch Sight Of, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/catch-sight-of.html
Avistar, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/avistar.html
Fire, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/fire.html
Fogo, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/fogo.html
To Fall, em:
http://revistacerradocultural.blogspot.com.br/2016/03/to-fall.html
Quedar, em:
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