quarta-feira, 30 de junho de 2010

FLORES E HOMENS

Sou quem traz as flores:
buquê em mãos e as palavras
ditas na presença

pétalas pelo chão
na emoção do abraço

meras palavras
perfumam o caminho

flores murchas
marcam as páginas
das palavras ditas
no momento da entrega.

(Pedro Du Bois, FLORES & FRUTOS)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

JÚLIA

Com olhos de avô
verei a ti
minha neta
e os olhos depositarão
em ti
a doçura da recompensa
que te fará feliz
em meses sucessivos

em maios e junhos: Júlia
serás vista
como serás
vista: fosse
a capa da revista.

(Pedro Du Bois, JÚLIA)

sábado, 26 de junho de 2010

MÁSCARAS

O suor escorre a máscara
desnuda o rosto
vazio em significados

na paisagem
o horizonte
escarpa o morro

além
também não há nada

a face antepõe na máscara
a desilusão frente ao pecado

como o nada
posto inerme
além da linha da paisagem.

(Pedro Du Bois, JOGO DO NADA)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A LUZ DESPOSSUÍDA

A vela ilumina a passagem
apago a paisagem
permaneço em ti
no escuro silêncio

troco outras músicas
o vento grita suas verdades
que terminam em chuvas

apago a vela
destruo a passagem
obstruo o sentimento

desconecto: fico contigo
e não há silêncio

o vento amaina o canto
recosto a cabeça
e acordo.

(Pedro Du Bois, A LUZ DESPOSSUÍDA)

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Objeto Recomeçado

O menino transita ruas
e detido em luzes
vitrina: renomeia
manequins e roupas

espreita
atrás das luzes
fechadas ao público

honra a família
e se despede
em beijos
- sempre há um manequim
piscando
os olhos e girando o pescoço

(mesmo que o menino não olhe
para trás).

(Pedro Du Bois, OS OBJETOS E AS COISAS, 1ª Parte, II)

domingo, 20 de junho de 2010

DÍVIDAS

Sobre o dinheiro recebido em pagamento
nada diz
nada disso
é importante não fosse o troco
a ser recolhido como óbolo
para fazer crescer o todo
o bolo
o ódio ressentido das moedas
tilintando em bolsas
sacolas
carteiras
moedeiras
mãos vazias de atividades
reconhecidas em pagamentos e recebimentos
externados em recibos firmados
sobre estampilhas
e assinaturas
ilegíveis

sobre a obra feita
a compra efetuada
o trabalho composto
o sangue o suor e as lágrimas
derramadas durante a jornada
conta das derradeiras trapaças
com que os destinos suprem
os lugares vazios de significados

diz quem é e se destaca dos demais
e jamais pede socorro
ajuda
auxílio
esmola porque sabe
seu valor acima dos bens
imateriais das auroras
acontecidas ao sair de casa

sobre ir embora sem levar o dinheiro arrecadado
simula conceitos e algaravias onde recompostos
os sentidos originais dos pagamentos efetuados
e opta por saldar suas dívidas urgentes
em função do estado crítico dos credores
dos agiotas
dos financistas
dos plantonistas de bocas
infernais onde queimam as melhores
intenções e o demônio sobrevive em águas
nem tão tépidas que não possa usufruir
suas maldades adicionadas aos erros
praticados pelos pagamentos
pedintes
viúvos alegres em noitadas
vivenciadas em estrondos
solertes das moedas mal empregadas

quem de nós pratica o primeiro crime
tenha o corpo retirado da sala pública
o espírito espoliado das questões críticas
a passagem apagada dos livros únicos
sua vantagem anulada em éditos súbitos

dos ouvidos moucos com que se fazem ausentes
criminosos anteriores lançam novas verdades
descascadas em frutas ácidas de largas sementes

somente o andar da carruagem faz enjoar
o cavalheiro em bancos perfumados
defumados
afundados
do restante do ócio faz o encontro amado
e tem da companheira o olhar cerrado
dos enganos desvendados: o pagamento
feito à pessoa errada não livra o devedor
de passar outra vez pelas mãos do credor
como regra e regulamentos e livros de leis

evita pedras jogadas
contra o corpo
defende-se com os braços
e as mãos entendem
a dor da dívida
como resgate.

(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. IX)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago

Estar em Saramago
como quem vai para destino mais rico.
Pesado, mas não gongórico.

Folhas e folhas além da simples leitura.
O castivar do prazer em palavras
trechos e parágrafos.

Parágrafos longos sem favores.
Mais do que ler: gostar da sua companhia.
Traduzir-se em suas ideias.

Ser mago sem ser amargo: Saramago.

(Pedro Du Bois, AS PESSOAS NOMINADAS)

terça-feira, 15 de junho de 2010

PONTES

Vivo entre pontes
salto rios e lagoas.

Entre elas corre
minha vida tortuosa:
sobre pontes majestosas
meus sonhos
se apresentam.

Não fossem as pontes
eu teria naufragado
em alguma curva do rio
na profundeza das lagoas.

Pontes tornam menores
minhas distâncias: evitam
aumentar o meu cansaço.

(Pedro Du Bois, DAS DISTÂNCIAS PERMANENTES)

domingo, 13 de junho de 2010

DANÇAS

Avança o corpo
ao encontro

a música dirige os passos
entrelaçadas mãos
sôfregas

o corpo sente o avançar
do corpo
freme
treme
se encosta

o sofá recebe a música
onde a vida começa.

(Pedro Du Bois, A RECRIAÇÃO DA MÁGICA)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

APRENDENDO A VOLTAR

Aprendo a voltar
e me perco
em recordações:

passados
petrificados
em passos
de retornos
fechados
em acasos

aprendo ser a volta
o pior do encontro

rasgo instantâneo
do corpo
ao mistério.

(Pedro Du Bois, APRENDENDO A VOLTAR, I)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

(DO QUE SEI)

O veneno destilado sobre as flores
influencia tempos habitados
em pensamentos incolores
do passado: venenosas
peças necessárias ao armazenamento
dos ditames e proclamas
distribuídos em públicas praças
ameaçam e entrelaçam
inverdades perdidas
no rumor desperdiçado
em poentes ensolarados
dos dias findos
...

(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. II, fragmento)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O VOO DO PÁSSARO

O voo do pássaro precioso esboço sem o papel
a tela se desfaz em espaços abertos
pautas e linhas sobrepostas na cursiva escrita

traçado o trajeto modifica o tempo da passagem
prende o corpo ao objetivo e o vento nas asas
cintilantes formas soltas entre linhas e pautas

quem dera o primeiro passo seja o início
sem o tormento da dúvida consumida na queda
da desistência feito o efeito espacial do antes

ser livre em singelos voos de envelopes
sob a porta em mãos despertas em sinos
e campânulas de águas quentes da espera

espaçosas asas circunscritas ao calor de vésper
anunciam a noite na aproximação do escuro
fria maneira de se colocar em dia com as luzes.

(Pedro Du Bois, O NASCER DOS ARES E DOS PÁSSAROS, Vol. II, 35)

sábado, 5 de junho de 2010

A CASA EM PROCURAS

Casas enfileiradas
homens enfileirados
batalhas campais

ruas paralelas
pessoas paralelas
armas na mão

razão maior
do fim de tudo

o que foi
e não retorna

o que não é
maior ou menor

fileiras
alas
paralelas
finais.

(Pedro Du Bois, A CASA EM PROCURAS)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ARMAZÉM DAS PALAVRAS

Onde repousa a justiça
se não na liberdade?
Onde maior autoridade
do que o exercício da razão?
Onde a responsabilidade
se não houver virtude?

Só assim
podemos dizer
poder
repleto de glória.

(Pedro Du Bois, ARMAZÉM DAS PALAVRAS)

terça-feira, 1 de junho de 2010

RELAÇÕES

Busca na relação o sentido da permanência
no primeiro beijo e no olhar com que a sequência
se faz maior que a realidade fantasiosa do encontro

a relação inicial concretizada em palavras
de apresentação e desvelo com que lhe abre
a porta e lhe puxa a cadeira e lhe serve o copo
e da relação entre o por do sol e o sal no prato
adocicando a passagem e a paisagem posta
ao lado cúmplice e sócia das mãos e dos braços

relação em anseios e os seios em suas mãos
cálices e glorificados troféus conquistados

o rubor das faces e o rubro vinho derramado
sobre a toalha: olhos nos olhos não contemplam
o ocorrido em vãs tentativas e o sangue seca
entre dedos entrelaçados na relação

o relacionamento espera e a esfera roda
como moedas esperando a hora
dos pagamentos pelo corpo
em flores e cartões de palavras bonitas

na reflexão do começo as mãos tremem
o ato em pétalas frágeis e singelas secando
atenções despretensiosas dos pecados avistados

repete o gesto de arrumar os cabelos sobre os olhos
e em retorno o leve toque dos corpos desfaz
pensamentos interiores e sua dedicação incita
a progressão das mãos e o hálito perfumado beija
e avança sua boca em fornalha e o fogo consome
o instante em pensamentos ignorados

a relação principia e permanece em orações diárias
no rosto que lhe concede o descanso em que dorme
balbucia seu nome e tem a resposta: sabe o nome
e tem a sensação de que tudo termina naquele ato

grita sua relação públicamente divulgada aos ventos
em defesa e seu escudo rompido no aceno displicente
com que o vulto se afasta olhando para o outro lado

rememora o tempo o sentimento o encontro
e o toque suave onde encontra o mundo desfeito em sombras
do relacionamento desamparado no que não tem finalidade.

(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. V)